Zugspitze na Alemanha: a montanha mais alta do país, próxima a Munique

Visitar o Zugspitze na Alemanha é um programa imperdível para quem vem a Munique! Em qualquer época do ano, e não só no inverno, a viagem ao Zugspitze é praticamente obrigatória para quem quer apreciar os Alpes de um ponto de vista altamente privilegiado, a 2962 metros de altura.

Vista do Zugspitze na Alemanha
Localizado no extremo sul da Alemanha, na fronteira com a Áustria, o Zugspitze é uma das mais famosas e procuradas regiões para a prática de esportes de inverno.

Mesmo que você não deseje esquiar ou fazer caminhadas nas montanhas, o Zugspitze é um grande mirante com paisagens espetaculares, que oferece panoramas incríveis da Baviera, na Alemanha e da Região do Tirol, na Áustria. Aliás, em dias com céu claro e boa visibilidade, é possível avistar montanhas não só da Alemanha e da Áustria, como também da Itália e Suíça.

Zugspitze na Alemanha em um dia de verão
Um dia lindo de verão no topo da Alemanha

Como é a subida para o Zugspitze

A subida para o Zugspitze na Alemanha começa na cidade Garmisch-Partenkirchen, de onde sai o trem rumo à montanha mais alta da Alemanha. Existem duas formas de chegar lá em cima: somente de trem ou combinando trem e teleférico.

O teleférico que sobe até o Zugspitze é um bondinho de última geração. Ele oferece uma visão panorâmica dos Alpes, de algumas cidades da Baviera e até mesmo de Munique, ao longe, nos dias mais claros.

A subida é de deixar qualquer um boquiaberto! E por ser ultramoderna, a cabine faz o seu percurso de maneira muito suave, levando cerca de 120 pessoas por vez ao topo da Alemanha.

O Zugspitze tem um dos teleféricos mais modernos do mundo
O trem e o teleférico (bondinho) de última geração na subida ao Zugspitze

Eu recomendo sempre a combinação trem+teleférico por três motivos: você atinge o topo em menos tempo, tem a opção de conhecer um lindo lago alpino verde-esmeralda (o Eibsee) e ainda desfruta da maravilhosa vista do teleférico!

Lago Eibsee, aos pés do Zugspitze
As águas cristalinas do Eibsee, a 1000 metros de altitude. Este lago costuma congelar no inverno. No verão, é um local muito procurado para passeios de barco e caminhadas.

Lá em cima

Ao atingir o topo do Zugspitze, a 2962 metros de altura, você terá acesso a um terraço incrível para apreciar a paisagem do lado alemão e a outro ponto panorâmico do lado austríaco. Lá no alto há também restaurantes, uma estação meteorológica, um centro de pesquisas do meio ambiente.

Zugspitze na Alemanha, o ponto culminante do país
O ponto culminante é este à direita onde existe uma cruz dourada. A vista lá de cima é realmente espetacular!

Aliás, sabia que, lá em cima, você pode passar para o território da Áustria apenas atravessando uma pequena passarela? Um mar de montanhas e picos nevados estará a seus pés!

Zugspitze na Alemanha e na Áustria
Mirante austríaco (à esquerda) e alemão (à direita). Ao atravessar uma passarela, você acessa o território austríaco e tem também uma vista incrível da região do Tirol.

Além do topo da Alemanha, você poderá visitar o Zugspitzplatt, que fica a 300 metros abaixo do Zugspitze e pode ser acessado por meio de um outro teleférico. Lá se encontram uma geleira, restaurantes e pistas de ski (inclusive de ski bunda).

Zugspitze no verão e inverno
As diferentes paisagens do Zugspitzplatt no verão e no inverno.

No inverno há também um enorme iglu que funciona como hotel e bar. Se desejar, você poderá pernoitar neste lugar, deitado sobre uma cama de gelo (dentro de um saco de dormir), em um quarto decorado com esculturas de gelo! Os quartos do hotel não me parecem tão confortáveis, mas, sem dúvida, oferecem uma experiência ímpar a seus hóspedes! Ah, e tem mais: sabia que o hotel conta ainda com uma piscina/Jacuzzi aquecida ao ar livre?

Hotel de gelo no Zugspitze
O hotel fica em um iglu e tem vários quartos com esculturas de gelo. Bem exóstico, não?

Zugspitze em um bate-volta saindo de Munique

Munique é o ponto de partida perfeito para conhecer o Zugspitze. Em pouco mais de uma hora, chega-se a Garmisch-Partenkitchen para iniciar a subida ao topo da Alemanha. O passeio pode ser feito em um dia inteiro e é obrigatório para quem visita a região da Baviera. Você pode ter certeza de que este será um dos dias mais inesquecíveis de sua viagem!

Zugspitze com guias brasileiras
Nós oferecemos um passeio privativo ao Zugspitze saindo de Munique ao longo de todo o ano e teremos prazer em acompanhar você e seu grupo ao ponto mais alto da Alemanha. Nossas guias são brasileiras não apenas se responsabilizarão pela organização passeio em si, como também por otimizar o seu tempo nos pontos de maior interesse. Para mais informações sobre nossos tours em português para brasileiros em Munique e na região da Baviera, é só entrar em contato conosco!

Curiosidades sobre o Zugspitze na Alemanha

Você sabia que, originalmente, o Zugspitze fazia parte do território austríaco? Pois é… A porção norte da montanha foi doada em 1854 para a princesa Sissi da Baviera pelo seu marido, o imperador austríaco Francisco José, como uma prova de amor, na ocasião de seu casamento. O imperador, na época, disse que o presente era pra que “a Alemanha pudesse ter uma montanha de verdade”. Obrigada, Francisco! 🙂

Ah, e tem mais uma curiosidade: a capela que fica no Zugspitzplatte, a cerca de 2.600 metros de altura, é a igreja mais próxima do céu na Alemanha. Apesar de compacta, ela é uma gracinha!

Capela no Zugspitze
A capela mais próxima do céu na Alemanha

Respostas de 39

  1. Márcia boa noite. Gostei de suas dicas. Uma pergunta. Viajarei em Maio/19 e chegarei em Zugspitze as 14hs (vindo do Castelo de Neushwanstein). Você sabe informar que horas escurece e se até o final do dia conseguirei ter uma boa experiência do passeio ?

  2. Marcia, Parabéns pelo blog. Estarei indo a montanha em janeiro. é preciso alugar alguma roupa especifica para subir e brincar nos trenos? Aluga lá mesmo ou em algum outro local?

  3. Olá Marcia, boa noite!
    Vamos para Munique em Setembro. É uma boa época?
    Vi que existem 3 tipos de ingressos: Zugspitze Tickets, subida e descida somente ou Zugspitze + Garmisch Classic.
    Qual dos 3 você recomenda?

  4. Boa tarde, Márcia!

    Qual época você julga ser melhor para uma visita a Munique e Alpes na Austria, o mês de Maio ou Setembro, minha única preocupação é com relação a chuvas, qual dos meses seria melhor em sua opinião. Obrigado

  5. Olá Márcia. Gostei muito de suas informações. Estou programando, junto a uma agência, uma viagem para a Alemanha com Innsbruck para Maio de 2021. En torno do dia 10 estaremos indo de Munique a Innbruck
    Teria que ser na ida. Seríamos um grupo de pelo menos 20 a 25 pessoas. Com que custos teríamos que contar na combinação trem-teleférico a partir de Garmisch (estaremos viajando de ônibus) e quantas horas tetíamos.que programar para o passeio.

  6. Olá,
    Estou planejando ir na metade de Outubro, você acha que é possível fazer este passeio de Munique em meio período? Tipo uma tarde ou uma manha? Queria conciliar o pico com alguma outra atração!

    Obrigada!

  7. Olá Márcia. Parabéns pelo site. Gostei muito do que li. Estou planejando ir a Munique em maio/24. Poderia me passar o valor do passeio de Munique a Zugspitze? Desde já agradeço-lhe.

  8. Estaremos no Zugspitze em Maio, com duas crianças de 5 e 8 anos. Preciso de roupas impermeáveis de neve mesmo sendo primavera? Tem local para alugar botas, luvas e a roupa que vai por cima? Grata

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *