O Lago de Constança é o maior e mais profundo lago na Alemanha. Ele fica na divisa entre a Alemanha, a Áustria, a Suíça e pertinho do Principado de Lichtenstein. Em alemão, ele é chamado “Bodensee”.
A seguir vou contar a vocês sobre a minha experiência de visitar Konstanz, Mainau, Meersburg e Lindau, com dicas do que fazer, onde ficar e com o que é imperdível em cada uma dessas cidades. Aliás, além delas, também tirei um dia para conhecer a pequena Vaduz, em Lichtenstein.
Mas já adianto que é um passeio incrível, repleto de belezas naturais e arquitetônicas, ótimo para os meses mais quentes do ano (entre maio e setembro)!
Konstanz (Constança) no Lago de Constança
Konstanz é a maior cidade do Lago de Constança. Mesmo assim, preserva suas características medievais e aquele clima gostoso de cidade pequena alemã. <3
Em Konstanz, vale a pena percorrer a pé o centro histórico até o porto e parar em um dos inúmeros barezinhos, sorveterias e restaurantes para curtir o clima alegre da cidade. No centro histórico, existem construções lindas e vistas encantadoras do Lago de Constança.
Dicas de Konstanz
Onde ficar em Konstanz: dica de hotel
Eu me hospedei no hotel Ibis Styles Konstanz, que fica próximo ao centro e bem em frente a um supermercado Aldi e ao lado de um Burger King.
O hotel tem a temática do Lago de Constança: o carpete dos corredores é de pedras, o dos quartos imita a água, a recepção é repleta de peixes… Tudo bem moderno e bonito!
Além disso, o hotel tem uma boa estrutura, ótima limpeza e estacionamento próprio. Foi uma ótima relação custo/benefício, levando em conta que o hotel oferece um excelente café da manhã, já incluso na diária.
Mainau no Lago de Constança: A Ilha das Flores
Mainau é uma ilha que tem acesso por terra a partir de Konstanz. Nós fomos de carro e atravessamos uma ponte até a parte insular. Lá dentro você caminha praticamente um dia todo, vendo flores, paisagens, videiras, árvores centenárias, um palácio e panoramas de tirar o fôlego do Lago de Constança.
Mainau é uma ilha que é praticamente um jardim botânico. Ela é famosa por ser a "Ilha das Flores", porque, durante a primavera e o verão, fica repleta de flores lindas e coloridas! Aliás, além das dezenas de canteiros e jardins que você encontra por lá, há também lindas esculturas de flores!
A estrutura turística é muito boa - existem banheiros, lojinhas de souvenirs e Biergarten para as refeições. A sinalização também é excelente e, na entrada, você recebe um mapa bem explicativo da ilha para se orientar. Não tem erro!
Além disso, quem vai com crianças, encontra parquinhos e opções para entreter os pequenos. É um passeio bem legal para se fazer em família!
O que é imperdível em Mainau
Na minha opinião, os lugares mais bacanas da ilha de Mainau são:
- O jardim do palácio, que estava repleto de rosas de diversas cores no verão. O perfume das flores podia ser sentido de longe!
- O borboletário, que é um dos maiores da Alemanha e possibilita vermos várias espécies de borboletas vivendo em um ambiente lindo e com temperatura controlada. Sem falar nos quitutes que fazem a alegria das borboletas: frutas penduradas por todos os lados são um convite a um banquete das borboletas e à observação bem de perto desses insetos que são maravilhas da natureza!
- A ilha é aberta à visitação durante o ano todo, mas se quiser ver rosas, sua visita deve ser entre junho e setembro. A época das dálias é de final de agosto até o final de outubro.
Dicas de Mainau
Lindau no Lago de Constança
Lindau também é uma cidade-ilha pela qual eu me apaixonei logo de cara. Seu centrinho histórico com prédios seculares é romântico, florido, muito bem preservado.
O legal é largar o mapa e se perder por suas ruazinhas sem rumo - é certo que você sempre sairá em um lugar lindo de viver! E faça tudo a pé, porque não há necessidade nem estrutura de estacionamento para percorrer a cidade de carro.
No porto, você tem várias possibilidades de hotéis e restaurantes. É nele que fica o principal cartão-postal de Lindau: o leão da Baviera e o farol mais ao sul da Alemanha.
Onde ficar em Lindau: dica de hotel
Eu me hospedei em um hotel que fica dentro do centro histórico. O prédio é secular, mas muito bem preservado. O quarto era bem amplo, arejado e limpo. O atendimento da recepção também foi ótimo - inclusive, ganhamos um vale para utilizar o transporte público da cidade gratuitamente!
Por isso, recomendo o Hotel The Medusa a quem quiser se hospedar em Lindau, tendo a facilidade de percorrer toda a cidade a pé!
Dicas de Lindau
Dando um pulo em Lichtenstein a partir de Lindau
Como estávamos muito próximos ao Principado de Lichtenstein, resolvemos conhecer sua capital, Vaduz, saindo de Lindau, na Alemanha.
Vaduz é bem pequena, assim como Lichtenstein, o sexto menor país do mundo. A paisagem se parece muito com a da Suíça e a moeda local é o Franco Suíço. Não há muito o que fazer na cidade. Visitamos uma igreja, fomos até o Castelo (que não pode ser visitado) e almoçamos por lá.
Enfim, depois de uma breve visita a Vaduz, retornamos à Alemanha, riscando mais um local do nosso mapa de países visitados. 🙂
Meersburg no Lago de Constança
Taí uma gracinha de cidade que você tem que conhecer! Situada numa região produtora de vinhos à beira do Lago de Constança, é uma ótima parada para almoço ou até mesmo para passar o dia.
Meersburg tem uma atmosfera leve, jovem, que contrasta com séculos e séculos de suas construções históricas!
Dica de Meersburg
Roteiro pelo Lago de Constança
Como já disse anteriormente, o meu roteiro pelo Lago de Constança foi feito de carro.
A divisão de passeios e cidades visitadas ao longo de quatro dias se deu da seguinte forma:
- Dia 1: Saímos de Munique em direção a Lindau. Conhecemos a cidade no resto do dia e pernoitamos por lá.
- Dia 2: Fomos até Vaduz, a capital de Lichtenstein. Almoçamos e passamos algumas horas por lá e seguimos em direação a Konstanz, onde nos hospedamos.
- Dia 3: Visitamos a Ilha de Mainau a partir de Konstanz. No resto do dia, ficamos no centro de Konstanz.
- Dia 4: Saímos cedo de Konstanz, paramos para conhecer Meersburg e seguimos em direção a Munique, onde moramos.
Não gostamos de correria em viagens, por isso fizemos todos os passeios com calma. Assim, acredito que quatro dias sejam ideais para quem deseja conhecer o principal do Lago de Constança. E como gostei muito desta região, a ideia é voltar em breve para explorar outras cidadezinhas pitorescas nos arredores. 🙂
Uma resposta
Gostei muito do seu rotrito e comentários!! Eu tinha dúvidas sobre onde ficar no lago e optei pela sua dica de Konstanz.