Muitas pessoas me perguntam como é dirigir na Alemanha. Se é muito diferente do Brasil, se vale a pena alugar um carro durante a viagem, como são as placas e a sinalização de trânsito, quanto custa o combustível, se dá pra dirigir sem saber alemão… Por isso, reuni algumas dicas para turistas quem vêm para a Alemanha e pretendem alugar um carro para viajar pelo país.
1) Dirigir na Alemanha com a carteira brasileira de motorista
Como turista, você pode dirigir na Alemanha com a CNH brasileira original. A maioria das locadoras de veículos aceita apenas a CNH brasileira como comprovante de habilitação, mas algumas poucas exigem a tradução juramentada da carteira para o alemão.
Neste caso, por segurança, sugiro que, com alguma antecedência de sua viagem, você solicite à autoridade de trânsito da sua cidade a Permissão Internacional para Dirigir (PID), que nada mais é do que a tradução oficial da sua CNH.
De qualquer forma, quando alugar o seu carro via internet, ainda no Brasil, pergunte à locadora se a Permissão Internacional para Dirigir (PID) é realmente exigida para não gastar dinheiro desnecessariamente com a sua emissão.
2) Muita atenção aos pedestres
Os pedestres na Alemanha confiam que os motoristas irão sempre parar na faixa de pedestres quando eles quiserem atravessar a rua.
3) Cuidado redobrado com os ciclistas
Assim como os pedestres, os ciclistas na Alemanha confiam plenamente nos motoristas. Principalmente dentro das grandes cidades, existem muitas ciclovias que interceptam as ruas.
4) Palavras úteis em alemão para dirigir na Alemanha
Para dirigir na Alemanha com mais segurança, vale a pena aprender algumas palavrinhas do vocabulário básico de trânsito em alemão:
5) Diferentes placas de trânsito
Aqui na Alemanha temos várias placas de trânsito e algumas regras diferentes. Mas acredito que prestando muita atenção aos limites de velocidade, aos pedestres e aos ciclistas, você não terá problemas para dirigir como turista na Alemanha!
Abaixo algumas placas importantes para você memorizar:
Rua de mão única Atenção! Passagem de nível (trem cruzando a estrada). Início de uma Autobahn Rua preferencial Você tem preferência em relação ao próximo cruzamento Proibido entrar Rua sem saída Ponto de ônibus Saída da estrada
6) Dirigir na Autobahn sem limite de velocidade
Muitos turistas que viajam para a Alemanha acreditam que todas as estradas na Alemanha não têm limite de velocidade. Mas saiba que não é bem assim!
Apenas quando houver uma placa ou sinal luminoso como o da imagem abaixo é que termina o limite de velocidade – e também a partir deste sinal tem fim da proibição de ultrapassagem naquele trecho, caso ela exista. Neste caso, você pode sim acelerar mais fundo sem o perigo de ser multado.
Fim do trecho com velocidade máxima de 60 km/h Fim do limite de velocidade e de eventuais proibições de ultrapassagem
No entanto, saiba que a velocidade máxima recomendada nestes trechos sem limite de velocidade é de 130 km/h – embora você veja, na faixa da esquerda, carros que viajam (ou será que voam?) próximos aos 200 km/h.
Aliás, além das placas que mostram a velocidade máxima autorizada, existem também trechos em estradas com velocidade mínima prescrita:
Velocidade máxima permitida Velocidade mínima exigida
7) Limite de velocidade dentro das cidades
Saiba que dentro das cidades você não poderá acelerar muito. Na maior parte dos trechos urbanos, o limite é de 50 km/h. Sim, é muito pouco, mas é isso mesmo! Além disso, saiba que dentro das cidades existem também ruas em que o limite é de 30 km/h.
8) Abastecer o carro na Alemanha
Na Alemanha não existem frentistas nos postos de gasolina. Você mesmo deverá colocar a mão na massa e encher o tanque da seguinte forma:
Tipos de combustíveis na Alemanha
Na Alemanha os combustíveis que você normalmente encontra nos postos de gasolina são os seguintes:
Preço do combustível na Alemanha
Os valores aproximados do combustível (válidos em julho de 2020) nos diferentes estados da Alemanha consta na tabela abaixo.
9) Pedágio na Alemanha
Quer uma ótima notícia sobre o tema dirigir na Alemanha? Não existem pedágios nas rodovias alemães! 🙂
10) Dirigir na Alemanha no inverno
Quem pretende dirigir na Alemanha durante o inverno deve levar em conta que pode ocorrer queda de neve, geada, gelo na pista… Aliás, não só no inverno, mas também já no final do outono e ainda no início da primavera.
A troca dos pneus normalmente obedece às seguintes regras: da Páscoa até outubro os veículos circulam com pneus de verão. No resto do ano, são utilizados os pneus de inverno. Outro parâmetro que pode ser utilizado para troca dos pneus é a temperatura: a troca de pneus de verão pelos de inverno deve ocorrer quando começamos a ter vários dias com temperaturas abaixo de 7 graus Celsius positivos. Enfim, toda essa explicação sobre a troca de pneus é apenas por curiosidade. Quando você alugar um carro para dirigir na Alemanha, ele já virá com o pneu correto, então não precisa se preocupar com isso!
Muitas pessoas ficam em dúvida sobre quando usar correntes nos pneus. Aqui na Alemanha você não deverá usar as correntes de neve regularmente durante o inverno. Apenas em ruas totalmente cobertas por neve, assim como descidas e subidas. Você verá uma placa como a mostrada abaixo mostrando a obrigatoriedade do uso da corrente. Ah! E vale lembrar que, em geral, bastam as correntes nos pneus de trás para ajudar a evitar atolamento e derrapagem.
Rodovia com neve ou camada de gelo Utilização de correntes de neve necessária
Se você não se sente confortável para sair por aí dirigindo com neve, não tem problema! Afinal no Brasil não temos rodovias congeladas e branquinhas no inverno como aqui. Na Alemanha, temos trens maravilhosos e também ônibus que fazem regularmente conexão entre as mais variadas cidades dentro e fora da Alemanha!
Vem pra Alemanha?
Eu trabalho como guia brasileira em Munique e arredores - e terei muito prazer em receber você e seu grupo para explorar essa linda região da Baviera com nossos tours em português!
Perguntas frequentes sobre dirigir na Alemanha
Sim. Se você é um turista acima de 18 anos e deseja dirigir na Alemanha, sua carteira de motorista (CNH brasileira) é válida. No entanto, para você retirar o automóvel, algumas locadoras de veículos exigem a Permissão Internacional para Dirigir (PID), que é a tradução oficial da sua habilitação brasileira, realizada pelos departamentos de trânsito locais.
O valor do combustível na Alemanha varia de estado pra estado. Neste post temos uma lista com os valores por litro da gasolina e diesel, caso você pretenda alugar um carro para dirigir na Alemanha. Além disso, damos dicas sobre qual combustível utilizar no seu automóvel e também sobre como abastecer sozinho o seu carro em um posto da Alemanha.
Muitas placas de trânsito na Alemanha são iguais às que vemos no Brasil. No entanto, há algumas bem diferentes, que você poderá memorizar para evitar passar perrengues. Aqui neste post temos uma lista delas.
As estradas da Alemanha não têm pedágios. A manutenção e a construção das excelentes estradas do país é paga somente com os impostos de seus cidadãos.
Respostas de 11
ótimas dicas! valeu…
Fico feliz que tenha aproveitado as dicas!
Muito explicativo. Excelente! Obrigado
Que bom que o conteúdo foi útil!
Olá!
Por quanto tempo podemos dirigir com a PID?
Depois temos que tirar a carteira de novo ou existe algum tramite para tirar a carteira de motorista aí só com a PID?
Se você estiver morando aqui, a sua carteira brasileira deixa de ser aceita depois de 6 meses. Aí você tem que fazer as provas novamente (e, em alguns casos, todo o processo para retirar carteira do zero). Abraços!
Boa tarde, ate onde sei, vence na mesma data da CNH.
Gostei das dicas dadas por aqui. Estava procurando e por isso me sinto assim mais segura para dar um passeio por lá . Grata.
BOM DIA, PRECISA DA VINHETA (UMWELTPLAKETTE) PARA DIRIGIR NA ALEMANHA? E CASO ALUGUE O CARRO NA FRANÇA QUE JÁ VEM DA LOCADORA COM UMA VINHETA DA FRANÇA, PRECISARIA FAZER UMA DA ALEMANHA?
Oi Leonardo! Em alguns locais precisa, sim. Você deve perguntar à sua locadora na França, porque isso não é um adesivo que se compre aqui, faz parte do licenciamento do automóvel.
Parabéns e obrigado pelas valiosas dicas