Se vale a pena fazer compras na Alemanha? Claro que depende da cotação do Euro (e do espaço livre que você tem na mala!). Mas o fato é que, no final, sendo um turista com perfil mais consumista ou não, você acabará comprando algo por aqui!
É por isso que você fiz um resumo com várias dicas úteis e práticas sobre compras na Alemanha logo a seguir. Desta vez, não especificamente sobre produtos locais ou mais baratos que no Brasil, mas sobre como funcionam as regras para trocas, devolução, pagamento e sacolas.
Leia também:
Guarde sempre a nota fiscal das suas compras na Alemanha
A primeira dica é muito importante: nunca jogue fora a nota fiscal de suas compras na Alemanha até ter certeza de que irá realmente ficar com o produto!
Isso é algo que eu aprendi logo que cheguei à Alemanha, quando tentei trocar na Zara uma camisa que dei de presente e que ficou pequena na pessoa. A sorte é que voltei pra casa e achei a nota toda amassada na lixeira de papeis do escritório…. Em seguida, voltei à loja e fiz a troca. Ufa…
Ao contrário do Brasil, em que a etiqueta da loja afixada ao produto é suficiente para trocá-lo na maior parte das lojas, na Alemanha a apresentação da nota fiscal é imprescindível, mesmo que o produto mostre todos os indícios de que não foi utilizado e de que foi adquirido naquele estabelecimento. E isso vale também para presentes que você recebeu!
Em um outro caso em que perdi a nota de compra, imprimi o comprovante do cartão de débito que mostrava a data da compra, o valor e o nome do estabelecimento. Levei o comprovante à loja (desta vez foi a Esprit) junto à peça de roupa com a etiqueta afixada. Depois de algum custo, consegui realizar a troca. Mas vale dizer que isso aconteceu na base da boa vontade, o que é raro por aqui. Quando as regras existem (e de fato elas são praticadas e levadas a sério), a flexibilidade tende a ser zero!
Leia também:
Você pode devolver o produto, se desejar
Não sei você, mas uma das coisas que menos gosto ao comprar roupas é ter que experimentá-las… Entrar na fila do provador, tirar a roupa que estou vestindo, provar a outra, vestir novamente minha roupa… Acho tudo isso muito chato! E, é claro, isso pode causar problemas, já que nem sempre acerto o tamanho, gosto do caimento ou percebo detalhes que não me agradam…
A boa notícia sobre compras na Alemanha é que as lojas são grandes aliadas, caso você não fique satisfeito com a sua compra: elas permitem que você devolva o produto e receba o dinheiro de volta (geralmente em até 30 dias a partir da data da compra). O bacana é que a devolução do produto normalmente acontece sem muitos questionamentos. Basta dizer que o produto não vestiu bem ou que você simplesmente se arrependeu da compra, que estará tudo resolvido!
Ande com uma sacola retornável na bolsa
Os alemães têm uma consciência ecológica muito forte, e isso é bem bacana, porque é algo realmente difundido na sociedade. Adoro!
Nas lojas (incluindo supermercados), você pode optar por comprar sacolas, caso não tenha levado a sua! Você deverá pedi-la na hora de passar as compras no caixa para que seu valor também seja computado na nota fiscal.
Diante disso, o que normalmente acontece é que as pessoas já levam sacolas ecológicas ou reaproveitadas para carregar as compras até em casa. E é claro que você já pode trazer umas sacolinhas do Brasil dentro da sua bolsa. A natureza agradece – e o bolso também!
Leia também:
Formas de pagamento mais aceitas na Alemanha
A maior parte das grandes lojas aceita formas de pagamento como cartão de crédito, débito e dinheiro. Mas há ainda algumas lojas que têm restrições neste sentido.
O recado neste caso é o seguinte: vale sempre a pena andar com uma quantidade de dinheiro na carteira para evitar aquela situação de “quero comprar, mas não tenho como pagar”. Por que sim, estamos na Alemanha, em pleno século XXI, mas nem todo mundo aceita pagamento em cartão! Durma com este barulho. 🙂
Eu, particularmente, não tinha o hábito de andar com dinheiro na carteira no Brasil e pagava 99% das compras com cartão de débito ou crédito. Tive que me adaptar e passar a sempre levar algum dinheirinho na bolsa.
Com a pandemia, um maior número de lojas passou a trabalhar com o pagamento com débito e crédito, então acabou se tornando bem mais fácil utilizar essas formas de pagamento que não requerem tanto contato direto com o caixa, como é o caso do dinheiro.
Leia também:
Tem mais alguma dica sobre fazer compras na Alemanha?
Compartilhe sua experiência ou informações adicionais sobre o tema, enviando a sua mensagem no campo dos comentários!
Respostas de 6
Legal seu texto! uma dúvida que tenho é no supermercado, por que perguntam se queremos o cupom fiscal? Tem alguma utilidade para alguém se não pegamos o cupom? Porque no Brasil podemos deixar o cupom para uma instituição de caridade!
Obrigada
Obrigada pelo feedback, Tatiana! Que eu saiba não existe essa possibilidade na Alemanha. Eles perguntam provavelmente para economizar o papel da impressora da nota fiscal – hehehehehe. Mas acho que sempre vale a pena pegar a nota nos supermercados não só pela questão da troca, mas também porque esses comprovantes costumam vir com cupons de desconto para as próximas compras. Um abraço!
Márcia, bom dia (boa tarde ai). Estaremos em Munique e Stuttgart a partir do próximo dia 16 de dezembro. Li seu posto sobre comprar roupas por aí e gostaria de saber se tem alguma atualização para as indicações de lojas onde comprá-las. Estaremos hospedados a 900m da Marienplatz, se isso ajuda nas indicações. Outra dúvida: vale a pena comprar eletrônicos aí? Os Iphones da Alemanha funcionam no Brasil? Tem alguma coisa parecida com a BestBuy ou Walmart? Grato.
Olá Rogério! Pode utilizar as indicações do blog, inclusive quanto às lojas de eletrônicos. O iPhone funciona no Brasil. Não temos nada parecido com Walmart. Abraços!
Valeu! Grato pela gentileza.
Tem a media market, não é tipo Walmart mas é bom rs