Em abril de 2019 foi inaugurado um lindo campo de tulipas em Munique. E é claro que nós fomos lá pra contar tudo a vocês sobre esse lugar maravilhoso, o “Keukenhof da Baviera”!
O maior campo de tulipas da Baviera
O campo de tulipas que visitamos em Munique se chama Tulpengarten. Ele foi idealizado por uma tradicional família produtores holandeses, que se propuseram a trazer um pedacinho da Holanda para a Alemanha, já que os alemães são grandes apreciadores e consumidores de tulipas.
Lá dentro tem até um moinho e tamancos de madeira pra gente se sentir na Holanda, embora estejamos a “apenas” 821 km de distância de Amsterdam! 🙂
Leia também:
Um passeio diferente de primavera
A visita ao campo é um lindo passeio em família. Além de render lindas fotos, é possível colher as próprias tulipas. Logo na entrada, você pega uma cestinha de palha para ir armazenando as suas flores, que devem ser arrancadas o mais próximo possível da raiz. Por isso, não é preciso levar tesouras ou facas, apenas as mãos mesmo!
Nós trouxemos 6 botões para casa e hoje, já com eles abertos, dá uma alegria imensa olhar para as flores e me lembrar daquela tarde maravilhosa de sol no Tulpengarten! <3
Leia também:
Informações práticas sobre o campo de tulipas em Munique
- O Tulpengarten abriu no mês de abril de 2019 e deve funcionar diariamente até o meio do mês de maio (mas tudo depende das condições climáticas, que variam de ano para ano). Por isso, sempre vale a pena checar o site deles para saber se o campo ainda está aberto para visitação.
- Ainda não sei quais são as datas de funcionamento previstas para 2020.
- Ele se localiza no bairro Johanneskirchen, que é um pouco afastado do centro, mas acessível através do transporte público. Utilizando trem ou ônibus você precisará caminhar cerca de 15 minutos da estação/ponto de ônibus até o campo. Nós optamos por pegar um Uber e descemos bem em frente à sua entrada, que fica na Gleißenbachstraße.
- O ingresso custa 7 Euros e cada pessoa tem direito a levar 3 tulipas para casa.
- Para cada tulipa extra, o valor cobrado é de 1 Euro por flor.
- Pelo menos neste primeiro ano, não existe ainda uma estrutura com café/lanchonete dentro do campo. Por isso, vale a pena levar água e algum lanchinho. Bem no fundo do campo, existem alguns banquinhos e mesas para piquenique.
Leia também:
Curiosidades sobre as tulipas
Eu amo tulipas e me apaixonei ainda mais quando visitei o parque Keukenhof, perto de Amsterdam, em 2018! E gostei de saber essas curiosidades sobre uma das minhas flores preferidas:
- As tulipas são originárias da Turquia e começaram a ser plantadas na Holanda no final do século XVI.
- No século XVII, as tulipas eram tão cobiçadas (e ainda raras) na Holanda, que cinco bulbos valiam tanto quanto uma casa às margens dos canais holandeses.
- Ao presentear alguém com um buquê de tulipas amarelas, você está desejando alegria; se as tulipas forem vermelhas, é sinal de amor; já as tulipas lilases representam o amor à primeira vista – e, quem sabe, eterno!
- Os bulbos das tulipas foram consumidos como alimentos em Amsterdam durante a Segunda Guerra Mundial, devido à escassez de gêneros alimentícios nesta época (principalmente no período do inverno, entre 1944 e 1945).
- As tulipas continuam a crescer mesmo depois de arrancadas. Deve-se cortar a parte inferior mais clara do seu cabo e colocá-la em água e ambiente frescos para que ela dure mais.