A Vanessa é uma médica veterinária brasileira que mora em Munique. Ela irá contar com como é adotar e ter um cachorro na Alemanha!
Esta é a Penélope, uma Boston Terrier de 1 ano e meio que é a xodó dos meus amigos Richard e Vanessa.
Adoção e compra de cachorros na Alemanha
A Penélope foi comprada e não adotada em um abrigo. Eu gostaria de tê-la adotado, mas fiquei sabendo que o Tierheim (abrigo de animais) aqui é bem rigoroso e faz questão de visitar a casa do adotante para ter certeza de que o cão terá boas condições de moradia. Como na época eu morava num apartamento pequeno, achei que eles não iriam autorizar a adoção. Por isso, resolvi comprá-la.
Escolhi a raça baseada na personalidade brincalhona e amigável do Boston Terrier e também porque seria um cachorro pequeno, mesmo quando ficasse adulto. Vi uma foto dela pela internet e me apaixonei. Entrei em contato com a dona e fomos visitá-la em Regensburg. Depois da visita, sabia que tinha encontrado a minha filhota.
Regras para ter um cachorro na Alemanha
Todo cachorro da Alemanha deve ser registrado na sua cidade. Depois disso, ele recebe um número de identificação. Quando o cãozinho morre, isso deve ser informado à Prefeitura também.
O cachorro paga um imposto anual que varia de acordo com a cidade em que vive. Em Munique, por exemplo, o valor é de 100 Euros anuais. Algumas raças consideradas perigosas (como Pitbull) pagam impostos muito mais altos e o dono deve ter uma licença especial para poder tê-los.
Assim que você começa a pagar imposto, o cão recebe uma plaquinha de identificação com seu número de registro, que deverá ser sempre usada na rua. Caso haja fiscalização e o cachorro não esteja com a plaquinha, o dono deverá pagar uma multa.
Circulação dos cães pelas ruas
A maioria dos cães são adestrados e muito bem comportados, já que muitos frequentam uma Hundeschule (escola para cachorros) – e eu acho ótimo poder levar a minha filha peluda para quase todos os lugares.
Normalmente, os cães só não podem entrar em lugares que vendem comida (como supermercados) e em algumas farmácias. E quando não são bem-vindos, há uma placa do lado de fora do estabelecimento avisando.
Cachorros no Transporte público
Todos têm direito a levar um animal no transporte público sem ter que pagar nada a mais por isso. A partir do segundo animal, aí sim paga-se uma taxa.
O importante é que seu cachorro seja acostumado a utilizar os meios de transporte para que não tenha problemas com isso. As pessoas normalmente não se importam, ninguém fica olhando e achando estranho levar o cão a todos os lugares – e eu acho isso ótimo! Para muitos alemães o cachorro é como um filho.
Viajando pela Alemanha e União Europeia
Todo cachorro deve ter passaporte europeu, ser microchipado e ter as vacinas em dia. Além disso, deve sair na rua sempre com a plaquinha de identificação da sua cidade contendo seu número de registro. Assim ele poderá viajar por toda Alemanha e Comunidade Europeia sem problemas.
A Penélope já viajou de carro e de trem e nunca teve problemas. Ela já foi para Berlin, Bamberg, Rothenburg ob der Tauber, várias cidades no vale do Reno, Áustria e até visitou Castelos como o Neuschwanstein. Ela adora viajar e uma vez que está no carro ou trem relaxa e dorme – um amor!
Abrigos para animais na Alemanha
Já visitei um abrigo para animais e lá eles são muito bem tratados: têm caminha, brinquedos, comida e tratamento médico veterinário. Muitos animais que estão lá foram “importados” de outros países (como Grécia ou Romênia), pois aqui têm maiores chances de serem adotados e bem cuidados.
Eu, particularmente, nunca vi um só cão abandonado nas ruas…. Definitivamente se eu fosse cachorro gostaria de morar na Alemanha!
Respostas de 34
Minha cachorra late muito e ano que vem vou mudar para a Alemanha com ela. O que eu faço?
Qual o valor da escola de cachorros? Em que idiomas são ?Pq meu alemao é bem básico!
Aonde eu registro ela? Na prefeitura?
Com relação a alugar uma casa/apartamento. Tem algum problema? Existe alguma restrição?
Oi Roberta! Pela minha experiência aqui em Munique, já é bem difícil arranjar um apartamento, mesmo que você não tenha animais de estimação. Quando eles fazem parte da família, a coisa se torna ainda mais restrita. É preciso ter paciência e persistência. Mas o que digo é que sempre vale a pena tê-los conosco, por isso esse esforço nunca é em vão. Abraços!
Alugar casa ou apartamento é sempre um problema nas grandes cidades da Alemanha – há pouca oferta pra uma demanda enorme. Com animais as coisas se tornam mais difíceis ainda. Mas, não é impossível conseguir, tanto que eu tenho 3 gatos e moro aqui. O importante é ter persistência e correr atrás das ofertas assim que forem publicadas. Abraços!
Oi Márcia tudo bem?
Eu tenho dois cães e pretendo trazer eles para morar comigo na Alemanha, um deles é deficiente, acha que podem barrar ele por ser assim? Sei que a pergunta é meio idiota mas fico com isso na cabeça.
Oi Eric! Acredito que não exista qualquer problema quanto a isso. Em nenhum momento das minhas pesquisas vi algo referente a alguma dificuldade com animais deficientes. De qualquer forma, pergunte à Vigiagro e à Companhia aérea pela qual deseja viajar. Boa sorte e torço pra que tudo dê certo! 🙂
Estou em Munique e gostaria de visitar um abrigo de animais, poderia indicar-me um?
Obrigada,
Oi Aline, veja este aqui: https://www.tierschutzverein-muenchen.de/das-sind-wir/tierheim.html
OLA .. Boa Tarde . Eu e meu esposo estavamos pensando em mudar para Alemanha , mais fui fazer a cotação para levar meus dois Pits e me disseram que a Alemanha não aceita essa raça ! Tem como vc me confirma esse dados por favor
Oi Clessia, tudo bem?
Infelizmente não sei informar se a Alemanha aceita esta raça… Procure essa informação junto à Vigiagro, talvez saibam lhe informar. Boa sorte e tomara que dê tudo certo!
Abraços!
Olá Marcia! Sou Angélica, tudo bem?
Estou trazendo meu PUG para Alemanha agora perto do Natal. Gostaria de saber mais detalhes sobre esse passaporte europeu pra ele viajar aqui dentro. Inde consigo um?
Outra dúvida… Ele tá quase pronto pra vir. Sorologia ok.. Só dar entrada no CZI agora.
Mas a cia aérea me disse que alguns paises exigem elem daquela documentacao toda, uma tal de “Import permit”. Nao é oc aso da Alemanha, certo?
Obrigada desde já.
Abracos.
Oi Angélica, tudo bem?
Eu não fiz o passaporte pras minhas gatas, por isso não seu como funciona o passaporte europeu para animais. Eu acho que o Import Permit está incluído na documentação do CZI (mas não tenho certeza).
Boa sorte no processo!
Abraços!
Olá! Tudo bem?
Estou me mudando para Colônia e estou levando minhas 3 cachorras. Por favor, gostaria de saber o valor médio de banho e tosa nos pets, se souber.
Muito obrigada!
Desculpe, não sei responder! 🙁
Oi Marcia! Moro em Munique e vamos dar um cachorrinho para meu filho. Você conhece algum veterinário que fale espanhol ou português para me indicar?
Obrigada
Roberta
Oi Roberta! Eu conheço uma que fala português e alemão, mas nenhuma que fale português ou espanhol, infelizmente. Abraços!
Oi Márcia tudo bem? Você poderia me passar o contato do veterinário que vc conhece, que fala portugues? Vou fazer uma pergunta muito idiota, mas estou tendo dificuldade em encontrar coleira e coisas para dar banho no meu bichinho aqui na Alemanha, vc pode me indicar onde encontro? Ou se tem lugar que dá banho em pet por aqui? 😀 OBrigada!
Oi Marcela! Eu levo as minhas gatas em uma veterinária que fala alemão e inglês. O contato dela segue abaixo.
http://www.tierarztpraxis-hollmann.de/
Sobre os produtos para animais, inclusive rações, compro normalmente via Amazon ou na Zooplus (online). Para dar banho eu não sei onde você pode levar. Aqui em casa só tenho gatos e eles só tomam banho de língua – ahahahahaha.
Abraços!
Estou interessado comprar um pequeno cachorro raça biewer terrier. Uma raça típica da Alemanha, queria saber se é permitido a compra ? Poderia informar fonte ou élevage para está raça obrigada Nakaoka
Nakaoka,
Infelizmente não sabemos responder.
Abraços!
Oi Marcia! eu e minha amiga estamos pensando em mudar pra Alemanha com nosso cachorrinho. Sabe me informar de algum apartamento que aceite animais ?
Oi Jennifer! Não sei de nenhum apartamento específico. Mas sempre que procurar por um imóvel, veja se o proprietário aceita animais. Boa sorte! 🙂
Olá
Você sabe me dizer se o endereço cadastrado no chip dos Pets deve ser o da Alemanha ou pode ser o do Brasil?
Oi Simone! Eu cadastrei o do Brasil mesmo, já que ainda não tinha o endereço da Alemanha quando coloquei os chips nas gatas (ainda morava no RJ). Abraços!
Olá Márcia , pretendo voltar para Alemanha e tem um poodle micro toy , tranquilo …qual o procedimento para entrar na Alemanha ? Poderias me enviar ui me e-mail ? Vacinas em dia ! Obrigado !
Oi Christiane! Eu não tenho experiência em trazer cachorros, mas gatos, como você pode ver neste post: https://www.voupraalemanha.com.br/como-levar-seu-gato-para-a-alemanha
De qualquer forma, isso já foi há quatro anos. Sugiro que confira todo o processo junto aos órgãos oficiais.
Abraços!
OLá!!
Você saberia informar se é obrigatório ter seguro para os cães? Li em alguns lugares, mas não ficou claro se é obrigatório ou opcional.
Obrigada!
Oi Jessica! Como só tenho gatos, não sei responder sobre seguro para cães. Aqui em Munique sei que é obrigatório pagar um imposto anual, mas não sei dar detalhes. Abraços!
Olá! Adorei o seu post e queria saber mais sobre a vida em Munique em família pet! Você, A Penélope ou os tutores tem Instagram?
Oi Filipe! Eu tenho gatos apenas e meu Instagram é o @voupraalemanha. A moça que aparece no post e tem uma cadelinha é minha amiga. Ela não tem Insta. Abraços!
Olá, você sabe qual é o procedimento para trazer o cachorro da Alemanha para o Brasil?
Oi Vitória! Infelizmente não tive esta experiência para poder compartilhar com você. Abraços!
Obrigado pelo post.
Vc sabe dizer quanto custa um hotelzinho para cachorros por dia para eu viajar e deixar ele em estadia ?
Não sei, só tenho gatos. Abraços!